30 de jun. de 2014

COLÓQUIO MARGUERITE DURAS | CONVERSAÇÕES

COLÓQUIO
Marguerite Duras
Uma Poética do Transbordamento

Dias 25 / 26 / 27 de setembro | 2014 - Belém (PA)
Local: CINEMA OLYMPIA | Av. Presidente Vargas - Nº 918  

CONVERSAÇÕES: 






I
AGOSTINHO RAMALHO MARQUES NETO (MA)
Marguerite Duras: variações sobre “um vagabundo não arrependido”.

Agostinho Ramalho Marques Neto. Psicanalista, professor universitário nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise  do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná.  Membro da Academia Maranhense de Letras.​ Autor do livro A Ciência do Direito: Conceito, Objeto, Método. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, e de vários artigos publicados nas áreas de Filosofia
do Direito, Filosofia Política e Teoria Psicanalítica.



2
ANA MARIA MEDEIROS DA COSTA (RS)
"Olhar e errância na poética de Duras"

Ana Maria Medeiros Da Costa. Psicanalista, membro da APPOA, Profa. colaboradora do PPG em Psicanálise da UERJ, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência, autora dos livros "Tatuagem e marcas corporais" (Ed. Casa do Psicólogo), "Clinicando" (APPOA), "Sonhos" (Jorge Zahar), "Corpo e escrita" (Relume-Dumará), "A ficção do si mesmo" (Cia. de Freud).  



3
ELISABETH BITTENCOURT (RJ)
É de tanto não existir que Marguerite Duras existe tanto.

Elisabeth Bittencourt. Psicanalista e Escritora. Analista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Coordenadora dos Encontros de Psicanálise e Direito da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Foi consultora do Projeto contra a violência sexual da Secretaria de Saúde do estado do Pará. Autora do livro “A vaidade no feminino” (Cia de Freud).






4
FLAVIA TROCOLI (RJ)
"Flor de amor que morde o peito: Lol V. Stein e o efeito Duras"

Flavia Trocoli Xavier da Silva é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É membro-fundador do Centro de Pesquisas Outrarte - psicanálise entre ciência e arte, do IEL/UNICAMP.



5
LUCIANA SILVIANO BRANDÃO LOPES (MG)
O ser-a-tres e "O deslumbramento de Lol V. Stein"

Luciana Silviano Brandão Lopes é psicanalista e doutoranda em Literatura Comparada  na UFMG.




6
LUCIANA BRANDÃO CARREIRA (PA)
Duras, o amor, a escrita... e a experiência da extimidade.

Luciana Brandão Carreira é poeta, ensaísta, escritora, psicanalista e psiquiatra. É doutora em Psicanálisepela UERJ, com doutorado sanduíche na Université Paris XIII, bem como pesquisadora da rede internacional de pesquisa Escritas da Experiência (CNPq).  É professora adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e supervisora clínica do ambulatório de Saúde Mental no Cesupa, em Belém. É autora dos livros “Entre “(Verve, 2014) e “Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise” (Cia de Freud, 2014)



7
NILSON OLIVEIRA (PA)
M.D: escrever ou a escrita como vontade

Nilson Oliveira. Escritor e ensaísta, editor da revista Polichinello. Autor de "A literatura e os possíveis da escrita literária" (Lumme Editor, 2011)





8
PAULO FONSECA ANDRADE (MG)
"Aqui é S. Talah, até o rio." – Marguerite Duras e a experiência da escrita.

Paulo Fonseca Andrade é Doutor em Literatura Comparada (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese "Nada no dia se vê da noite esta passagem: amor, escrita e tradução em Marguerite Duras", atualmente é professor de Literatura na Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras/Mestrado em Estudos Literários. Realiza pesquisa sobre a experiência literária a partir de Maurice Blanchot e Marguerite Duras. Nos últimos anos, tem se dedicado também ao ensino de Literatura Infantil e Juvenil.



9
RUTH SILVIANO BRANDÃO (MG)
" La mer écrite: la mer,la mère, l' amer".

Ruth Silviano Brandão é doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com Pós-doutorado pela Universidade de Paris VIII. É ensaísta, romancista, poeta, tradutora e artista plástica. Dentre seus livros, constam: Mulher ao pé da letra-a personagem feminina na literatura, Machado de Assis leitor (pela ed. UFMG),  A vida escrita (7Letras), A mulher escrita (Lamparina), Literaterras (Annablume) e A força da letra (Ed. UFMG), os três últimos em co-autoria com Lúcia Castello Branco. Escreveu romances com,o Minha ficção daria uma vida, poesia: Ventos e sóis alumbram o dia , traduziu  O nascimento da poesia - Antonin Artaud, de Jean-Michel Rey (Autêntica) dentre outros,É pesquisadora nível1 do CNPq.










*
MAIS INFORMAÇÕES:

revista.polichiello@gmail.com




CURADORIA:
Elisabeth Bittencourt
Luciana Brandão Carreira
Nilson Oliveira




*








Nenhum comentário:

Postar um comentário