20 de jun. de 2014

Convidados / COLÓQUIO MARGUERITE DURAS





COLÓQUIO MARGUERITE DURAS
Uma Poética do Transbordamento

em celebração ao centenário da escritora

Dias 25 / 26 / 27 de setembro | 2014 - Belém (PA)

Local: CINEMA OLYMPIA | Av. Presidente Vargas - Nº 918  






CONVIDADOS:




 Juliana Manhães

Atriz-performer, dançarina, pesquisadora e arte educadora. Mestre em estudos da performance, e a pesquisa “Memórias de um corpo brincante: a brincadeira do cazumba no Bumba-Boi Maranhense” e doutora em Artes Cênicas com a pesquisa “Um convite à dança: Performances de Umbigada entre Brasil e Moçambique”, com orientação de Zeca Ligiéro na UNIRIO (Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro). Há quinze anos faz parte do Núcleo de Folguedos Brasileiros As Três Marias –no Rio de Janeiro e do Boi da Floresta do mestre Apolônio Melônio no Maranhão, pesquisando as manifestações populares brasileiras. Realiza a oficina A Roda dos Brincantes Festeiros; atua no monólogo Divino Emaranhado e atualmente realiza o espetáculo Umbigar, inspirado em danças de umbigada afro-brasileiras, selecionado pelo prêmio FUNARTE Klauss Vianna de dança de 2010 e pelo FADA – Fundo de apoio a Dança do Rio de Janeiro em 2011. Ganhou no segundo semestre de 2012 a bolsa PDSE sanduíche de Doutorado e foi pesquisar por cinco meses em Moçambique pela CAPES. No ano de 2014 foi selecionada para o curso École de Sables no Senegal com a coreógrafa Germayne Acogny

● 





 Ana Maria Medeiros da Costa (RS)


Psicanalista, membro da APPOA, Profa. colaboradora do PPG em Psicanálise da UERJ, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência, autora dos livros "Tatuagem e marcas corporais" (Ed. Casa do Psicólogo), "Clinicando" (APPOA), "Sonhos" (Jorge Zahar), "Corpo e escrita" (Relume-Dumará), "A ficção do si mesmo" (Cia. de Freud).


                                                             


Agostinho Ramalho (MA)





Agostinho Ramalho Marques Neto, Psicanalista, professor universitário nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Fe deral do Paraná. Membro da Academia Maranhense de Letras.​ Autor do livro A Ciência do Direito: Conceito, Objeto, Método. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, e de vários artigos publicados nas áreas de Filosofia do Direito, Filosofia Política e Teoria Psicanalítica.

                                                            
                                                             ● 





Dayse Rabelo (PA)


Seduc/PA. Pesquisadora da obra de Duras, com dissertação “Espaço e Memória em O Vice-Cônsul de Marguerite Duras” pela UFPA, em 2010.


● 





Dominique Fingermann (Fr/SP)




Psicanalista, diplomada em Psicologia Clínica pela Universidade Paul Valéry (Montpellier, França), DESS pela Universidade de Provence Aix-marseille. É membro da IF-EPFCL (Internacional dos Fóruns-Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano) e Analista Membro da Escola (AME) da mesma instituição. É Representante Brasileira no colegiado diretor da IF-EPFCL. Autora do livro “Por Causa do Pior em parceria com Mauro Mendes Dias” (Editora Iluminuras,  2005).

● 





Elisabeth Bittencourt (RJ)


Psicanalista e Escritora. Analista Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Coordenadora dos Encontros de Psicanálise e Direito da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Foi consultora do Projeto contra a violência sexual da Secretaria de Saúde do estado do Pará. Autora do livro “A vaidade no feminino” (Cia de Freud).


● 


Flávia Trocoli (RJ)


Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É membro-fundador do Centro de Pesquisas Outrarte - psicanálise entre ciência e arte, do IEL/UNICAMP.

● 




 Luciana Brandão Carreira (PA)



Poeta, ensaísta, escritora, psicanalista e psiquiatra. É doutora em Psicanálise pela UERJ, com doutorado sanduíche na Université Paris XIII, bem como pesquisadora da rede internacional de pesquisa Escritas da Experiência (CNPq). É professora adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e supervisora clínica do ambulatório de Saúde Mental no Cesupa, em Belém. É autora dos livros “Entre “(Verve, 2014) e “Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise” (Cia de Freud, 2014). 

● 




Luciana Silviano Brandão Lopes (MG)


Doutoranda em Literatura Comparada - UFMG


● 



Nilson Oliveira (PA)


Escritor e ensaísta, editor da revista Polichinello. Autor de "A literatura e os possíveis da escrita literária" (Lumme Editor, 2011)

● 



 Paulo Fonseca Andrade (MG)


Professor da UFU. Doutor em Literatura Comparada (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese "Nada no dia se vê da noite esta passagem: amor, escrita e tradução em Marguerite Duras", atualmente é professor de Literatura na Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras/Mestrado em Estudos Literários. Realiza pesquisa sobre a experiência literária a partir de Maurice Blanchot e Marguerite Duras. Nos últimos anos, tem se dedicado também ao ensino de Literatura Infantil e Juvenil.

● 


 Ruth Silviano Brandão (MG)


Ruth Silviano Brandão é doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com Pós-doutorado pela Universidade de Paris VIII. É ensaísta, romancista, poeta, tradutora e artista plástica. Dentre seus livros, constam: Mulher ao pé da letra-a personagem feminina na literatura, Machado de Assis leitor (pela ed. UFMG), A vida escrita (7Letras), A mulher escrita (Lamparina), Literaterras (Annablume) e A força da letra (Ed. UFMG), os três últimos em co-autoria com Lúcia Castello Branco. Escreveu romances com,o Minha ficção daria uma vida, poesia: Ventos e sóis alumbram o dia , traduziu O nascimento da poesia - Antonin Artaud, de Jean-Michel Rey (Autêntica) dentre outros,É pesquisadora nível1 do CNPq.












Nenhum comentário:

Postar um comentário